Você está aqui
Home > NBA > História da NBA

História da NBA

A BAA (Basketball Association of America) foi fundada em 1946 pelos proprietários das principais arenas de Hóquei no gelo no Nordeste e no Centro-Oeste dos Estados Unidos e Canadá.

Em 1 de novembro de 1946, em Ontário, Canadá, os Toronto Huskies recebeu o New York Knickerbockers, no Maple Leaf Gardens, em um jogo que a NBA agora considera como o primeiro jogo em sua história. Apesar de ter havido tentativas anteriores de criar ligas de basquete profissional, incluindo a American Basketball League e a NBL, a BAA foi a primeira liga a jogar em grandes arenas nas grandes cidades. Durante seus primeiros anos, a qualidade do jogo na BAA não foi significativamente melhor do que nas ligas concorrentes ou contra os principais clubes independentes, como o Harlem Globetrotters. Por exemplo, o finalista da ABL de 1948, Baltimore Bullets, mudou-se para a BAA e conquistou o título da liga em 1948, e o Minneapolis Lakers, campeão da NBL em 1948, ganhou o título da BAA em 1949.

Em 3 de agosto de 1949, a BAA aceitou se fundir com a NBL, criando a nova National Basketball Association (NBA). A nova liga era composta por 17 franquias localizadas em uma mistura de cidades grandes e pequenas, bem como grandes e pequenos ginásios. Em 1950, a NBA se consolidou em 11 franquias, um processo que continuou até 1953-54, quando o campeonato atingiu o seu menor tamanho de 8 franquias, os quais todos ainda estão na liga (New York Knicks, Boston Celtics, Golden State Warriors, Los Angeles Lakers, Sacramento Kings, Detroit Pistons, Atlanta Hawks, e Philadelphia 76ers). O processo de contração fez com que as franquias das menores cidades se movessem para grandes mercados. Os Hawks saíram de Tri-Cities (conhecidas como Quad Cities) para Milwaukee em 1951 e então para St. Louis, Missouri em 1955; os Royals foram de Rochester para Cincinnati (em 1957); e os Pistons de Fort Wayne, Indiana para Detroit (em 1957).

Enquanto isso, o Nipo-americano Wataru Misaka quebrou a barreira de raças na NBA na temporada 1948-49 quando jogou pelos New York Knicks,  O ano de 1950 é conhecido como o ano em que a NBA se integrou. Em 26 de Abril de 1950, Harold Hunter assinou com os Washington Capitols, se tornando o primeiro Afro-americano a assinar um contrato com qualquer time na NBA na história. Hunter foi cortado durante o training camp, porém vários Afro-americanos começaram a jogar na liga no final daquele ano, como Chuck Cooper com os Celtics, Nathaniel Clifton com os Knicks e Earl Lloyd com os Washington Capitols. Nesse meio tempo, os Minneapolis Lakers, liderados pelo pivô George Mikan, ganhou 5 títulos da NBA e estabilizou o time pela primeira dinastia da NBA. Para encorajar os arremessos e desencorajar “calmaria”, a NBA criou o cronometro de 24 segundos em 1954. Se um time não tentar um arremesso (ou não encostar no aro), em 24 segundos de jogada, a jogada acaba e a posse de bola passa para seu oponente.

Fonte: Wikipédia, NBA  Foto: NBAE/Getty Image

Deixe uma resposta

Top